
O Blog da Usinagem é uma iniciativa da Ferrusi Comércio e Serviços e surgiu da necessidade de inovar a comunicação com os internautas que buscam informações sobre esse mercado tão importante para a indústria de um modo geral.
Campanha Salarial 2012
Mobilização aquece trabalhadores em Dia Nacional de Luta
Foi mais um daqueles momentos históricos da luta dos trabalhadores do serviço público federal da Bahia. Nem mesmo uma insistente chuva de outono esfriou os ânimos dos servidores presentes no ato público que marcou a passagem do Dia Nacional de Lutas, em Salvador, nesta quinta-feira, 17. O evento levou centenas de trabalhadores ao centro da capital baiana e à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que paralisou suas atividades por 24 horas.
Bonecos gigantes, carro de som, uma banda de música e, acima de tudo, muita disposição para agregar forças em torno de um mesmo objetivo – pressionar o governo para uma negociação efetiva – aqueceram e embalaram o recado político da categoria. Além da SRTE, órgãos como DNOCS, INCRA, SPU e AGU paralisaram as atividades em Salvador.
A Medida Provisória 598/12 foi um dos alvos de ataques dos servidores, por não trazer avanços reais às negociações. Para o Sintsef/BA, ela é uma cortina de fumaça do governo para ofuscar a mobilização dos trabalhadores.
A manifestação resgatou para a Campanha, na Bahia, a coesão política de várias entidades irmãs, como o Sindprev, a APUB e a ASSIBGE, sob o apoio fundamental da CUT. Em seus discursos, os dirigentes sindicais cutistas reafirmaram o sentimento de que só uma extensa união de forças também em nível estadual - ao modo do que a Condsef e outras entidades combativas conseguiram construir na esfera federal – será capaz de romper com intransigência do governo e garantir resultados positivos à luta coletiva.
Exemplo prático de como a união de forças contribui para ampliar o movimento está na recente decisão das entidades baianas de enviarem uma caravana conjunta à Marcha em Brasília, que acontece no dia 05 de junho.
Precariedade
Realizado em diversos estados brasileiros, o Dia Nacional de Lutas buscou o apoio da sociedade para uma pauta de reivindicações fundamentada na necessidade de valorização do serviço e servidores públicos, perante a iminência de colapso no setor. A falta de cuidado do governo pode ser atestada cotidianamente na insegurança das instalações e das condições de trabalho dos órgãos públicos. Por isso, o eixo central defendido pelo Sintsef-BA é tão importante: “Com um serviço público de qualidade, quem ganha é a sociedade”.
Núcleo Oeste
Os Núcleos Regionais do Sintsef-BA também estão na mobilização. Na manhã desta quinta-feira, 17, os trabalhadores de Bom Jesus da Lapa reuniram-se em assembleia para lembrar o Dia Nacional de Luta. O evento contou com a participação de Hildo Valentim e Tania Oliveira, Coordenadores do Núcleo Oeste. Na próxima quarta-feira, 30, às 9h, a assembleia acontece na Delegacia Sindical de Sta. Maria da Vitória.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário