Blog da Usinagem
O Blog da Usinagem é uma iniciativa da Ferrusi Comércio e Serviços e surgiu da necessidade de inovar a comunicação com os internautas que buscam informações sobre esse mercado tão importante para a indústria de um modo geral.

Base do Sintsef rejeita proposta do governo e greve é mantida

A base do Sintsef-BA, reunida em assembleia na manhã desta quarta-feira, em Salvador, rejeitou por unanimidade ...

Impasse

Base do Sintsef rejeita proposta do governo e greve é mantida

A base do Sintsef-BA, reunida em assembleia na manhã desta quarta-feira, em Salvador, rejeitou por unanimidade a proposta de reajuste salarial de 15,8% parcelado até 2015. De modo geral, a avaliação dos filiados foi similar à da Condsef de que, não bastasse o caráter insuficiente do percentual oferecido e do parcelamento, não há como garantir que o acordo venha a ser cumprido. "O governo já ignorou acordos assinados antes. Precisamos lutar por uma data base anual que nos garanta o direito ao dissídio coletivo”, afirmou Rui Machado, delegado de base do IPHAN.

Por conta da indefinição no cenário das negociações entre o Ministério do Planejamento e a Condsef em Brasília, os servidores baianos preferiram aguardar mais uma semana para decidirem sobre o fim da greve. Eles agendaram uma nova assembleia em Salvador na próxima quarta-feira, 29, na sede da CUT-BA, às 10h. A assembleia também elegeu delegados que participarão das atividades de mobilização e reuniões com o governo em Brasília, nos próximos dias.

Na reunião desta terça, 22, com o MPOG, o governo informou que apresentará uma proposta na sexta-feira, 24. A Condsef deixou claro que qualquer nova proposta para discussão com a Categoria deverá incidir sobre o vencimento básico e com a garantia da continuidade das negociações em torno da Equalização Salarial com a Lei 12.277 de 2010.

Outro ponto cobrado pela Condsef foi o reajuste dos benefícios, que, ao contrário dos reajustes salariais, não tem data-limite para ser encaminhado. O governo tem só até o dia 31 de agosto para enviar projetos de lei ao Congresso Nacional com previsão orçamentária para 2013. “Até lá a greve deve ser intensificada”, destacou Celso Sant’Anna, diretor do Sintsef-BA. “Caso contrário afirmaremos pelo silêncio que estamos satisfeitos com nossa situação atual.”

 


Nova agenda nacional

Por conta do impasse nas negociações e do anúncio do governo de que apresentará proposta alternativa aos trabalhadores nesta sexta-feira, 24/08, a Plenária Nacional da Condsef foi transferida para a próxima terça-feira, 28/08, às 09hs no Clube dos Previdenciários, em Brasília. A reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) foi agendada para o dia 27/08, às 09 horas, na Condsef.


 

Truculência

A Condsef voltou a se manifestar publicamente contra o tratamento dado aos grevistas pelo governo. Em nota, a entidade afirmou que “vivemos um momento duro e decisivo das negociações”. Além de protelar as reuniões, a cada dia empurrando a data em que deverá apresentar a proposta ao Comando Nacional de Greve, o governo responde com truculência e medidas anti-sindicais e anti-democráticas, como o corte de ponto e o decreto 7.777, que permite a substituição de funcionários públicos federais em greve por servidores estaduais e municipais.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.




VEJA O QUE JÁ ROLOU NO BLOG