
O Blog da Usinagem é uma iniciativa da Ferrusi Comércio e Serviços e surgiu da necessidade de inovar a comunicação com os internautas que buscam informações sobre esse mercado tão importante para a indústria de um modo geral.
Consciência Negra
Discriminação racial continua a pautar debates no país
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado ao debate sobre o papel e inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para refletirmos sobre a resistência do negro à escravidão, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594) e as graves desigualdades de gênero e raça que ainda persistem em nosso país.
A Centra Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou uma nota, onde afirma que entender a dinâmica econômica e social da desigualdade entre os brasileiros brancos e afrodescendentes é fundamental para a construção de sociedade democrática e justa como a que ela defende.
“Reconhecemos os avanços da legislação brasileira no combate à discriminação racial, porém, a diferenciação por raça ainda é uma das mais frequentes formas de exclusão social praticadas no país”, afirma a nota.
No mercado de trabalho, os negros têm salários menores, pior inserção ocupacional e são maioria nas taxas de desemprego. E o caso das mulheres negras é ainda mais injusto porque elas são duplamente discriminadas.
No setor público, entidades como o Sintsef-BA desenvolvem em sua base há alguns anos a campanha por Igualdade de Oportunidades no Serviço Público, desenvolvida pela Internacional de Serviços Públicos, organismo ao qual a Condsef é filiada.
Debates como “Ninguém nasce racista” estimulam a consciência das questões raciais e suas implicações sociais. É um caminho para garantirmos uma maior participação do povo negro nos espaços de poder e acabarmos com a discriminação e a desigualdade social que a maioria resiste em reconhecer.
Pressão
Muito mais lentamente do que gostaríamos, o Brasil está pagando a dívida histórica que tem com os/as negros/as brasileiros/as. Mas é obrigação do movimento sindical e social pressionar para acelerar a criação e implementação de políticas públicas e sociais. Para a CUT, o Brasil só será um país verdadeiramente democrático quando houver justiça social e inclusão universal, quando todos os negros e as negras forem incluídos/as como cidadãos e cidadãs plenos/as, com todos os benefícios e direitos que os brancos sempre tiveram.
Eleições do Sintsef-BA
As eleições para a direção e conselho fiscal do Sintsef/BA, triênio 2013/2015, acontecem nos dias 05 e 06/12, no interior e na capital do estado, em urnas fixas e itinerantes. Fiel à sua trajetória democrática, o sindicato conclama os seus filiados a participarem desse processo que definirá os próximos rumos da entidade.Somente uma chapa foi inscrita e participará do processo: “UNIDADE PARA AVANÇAR NA LUTA”.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário