
O Blog da Usinagem é uma iniciativa da Ferrusi Comércio e Serviços e surgiu da necessidade de inovar a comunicação com os internautas que buscam informações sobre esse mercado tão importante para a indústria de um modo geral.
Contagem especial de tempo de serviço
Funasa recua e dá nova interpretação ao MI 880
Após sair na frente, em 2009, como o primeiro órgão da administração pública a acatar as orientações do mandado de injunção (MI) 880, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recuou de sua posição inicial e hoje traz dificuldades para os trabalhadores que requerem o direito à contagem especial de tempo para aposentadoria. Conquistado através de ação jurídica impetrada pela Condsef no Supremo Tribunal Federal (STF), o MI 880 beneficiou servidores que atuavam em áreas insalubres e perigosas.
Um memorando circular divulgado este mês pelo departamento de Recursos Humanos do órgão recomenda às suas coordenações regionais que suspendam o reconhecimento e conversão de tempo de atividade exercida nessas condições. Isto equivale a suspender todos os novos pedidos de concessão de Abono Permanência e de Aposentadoria com a utilização do tempo de atividade especial prevista no MI.
O principal entendimento da Funasa é de que a incorporação de tempo de serviço determinado pelo STF não se aplica ao período do regime estatutário do servidor (a partir da lei 8.112/90). A Condsef já solicitou a sua Assessoria Jurídica um parecer sobre essa situação e uma orientação sobre os procedimentos que deverão ser tomados para que o MI 880 seja cumprido.
Uma reunião emergencial do fórum em defesa dos servidores e serviços públicos também buscará soluções para o problema. Segundo Moisés Araújo, Coordenador do Sinstef-BA, o assunto será debatido no próximo Encontro de Assessorias Jurídicas da Condsef e entidades filiadas, em agosto. “Não podemos permitir que os trabalhadores sejam penalizados”, alertou.
O Sintsef-BA tomará todas as providências cabíveis a fim de evitar prejuízos aos trabalhadores por conta de interpretações equivocadas da norma pelos gestores.
Assédio moral
A comissão de trabalhadores do Ministério da Saúde na Bahia, reuniu-se mais uma vez na sede do Sintsef, em Salvador, nesta quarta-feira, 22, para denunciar as práticas de assédio moral que vêm sofrendo em seus locais de trabalho. Na tentativa de dar fim ao problema, o sindicato buscará agendar nos próximos dias uma reunião conjunta entre representantes dos trabalhadores, do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Os servidores são cedidos ao município de Salvador – alguns há mais de 12 anos - e atualmente estão lotados no Centro de Controle de Zoonoses, onde desempenham funções de supervisão no combate a doenças endêmicas.
Aglutinação
Nesta quarta, 22, a Condsef volta ao Planejamento para discutir a aglutinação de cargos. O tema envolve todos os setores da base da Confederação e tem como intenção principal identificar e unificar cargos na administração pública com atribuições similares.
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário