
O Blog da Usinagem é uma iniciativa da Ferrusi Comércio e Serviços e surgiu da necessidade de inovar a comunicação com os internautas que buscam informações sobre esse mercado tão importante para a indústria de um modo geral.
Cenários e perspectivas para 2015
Análise política é tema de debate em Salvador
No último dia 11 de setembro, às 17h, em Salvador foi realizado um seminário dirigido aos trabalhadores do setor público com o tema “Cenários e Perspectivas para o Servidor Público em 2015”. A mesa debatedora contou com a participarão do deputado federal e ex-Coordenador Geral do Sintsef-BA, Amauri Teixeira, e o jornalista, analista político e diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto de Queiroz. Dirigentes e filiados ao Sintsef-BA participaram do evento, realizado através de iniciativa conjunta do sindicato e mais oito entidades.
O representante do DIAP criticou o cenário político brasileiro, mas fez um alerta para os que apreciam desqualificar o assunto. “Não há solução para os problemas coletivos fora da política”, destacou. “Fora disso há apenas a validação pelo mercado, que não tem compromissos com a coletividade”. Ele enfatizou a importância de eleger candidatos comprometidos com os interesses mais progressistas. “Só assim evitaremos o desgaste de lutar para excluir da pauta do Congresso propostas que suprimem direitos, intensificam a fragilização da máquina pública ou burlam garantias dos servidores”. Citou como exemplos a criação de organizações sociais e fundações de direito privado e a violação do direito à paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.
Por sua vez, Amauri relatou que, diante da correlação de forças desigual do Congresso – hoje dominado por interesses da classe empresarial brasileira - tão ou mais importante que conquistar direitos é resistir ao avanço de projetos que tentam flexibilizá-los. Ele defendeu iniciativas como a do Plebiscito Popular pela Reforma Política, promovida por entidades sindicais e movimentos sociais, que luta por mudanças no sistema político nacional, através da realização de uma Constituinte Exclusiva e Soberana.
Fenapi-CUT
Com a experiência de quem construiu as conquistas da classe trabalhadora, mas não abandonou a luta, os trabalhadores aposentados e pensionistas da CUT fundaram ao final do segundo encontro nacional, nesta sexta-feira (12), em São Paulo, uma organização que representará a categoria em todo o país. A Federação Nacional dos Trabalhadores/as Aposentados/as, Pensionistas e Idosos/as (Fenapi-CUT) nasce orgânica à Central, o que significa organizar exclusivamente um ramo dentro da CUT. O encontro contou com mais de 100 representantes de 19 entidades e já elegeu a primeira direção, que ficará à frente da entidade até o 12º Congresso da CUT, previsto para o segundo semestre de 2015. A estrutura da organização contará com 13 secretarias, 10 diretores executivos, cinco diretores regionais mais o conselho fiscal. Afundação é o resultado de quatro anos de luta pela organização autônoma dos aposentados dentro da Central. (Fonte: CUT)
Esta notÃcia ainda não tem comentários.
Deixe um comentário