Campanha Salarial 2012
Assembleias setoriais preparam base para o Dia de Luta
Trabalhadores do serviço público federal estão mobilizados em todo o país pelo atendimento de uma pauta de reivindicações que inclui política salarial permanente, valorização do salário base, incorporação de gratificações, além de reajuste emergencial de 22,8% com correção de distorções. O reajuste nos benefícios como auxílio alimentação, transporte, creche e plano de saúde tampouco ficou de fora.
Após avaliação positiva da grande adesão alcançada no último dia 25 com a paralisação de atividades e manifestação de servidores em todo o Brasil, entidades filiadas à Condsef, como o Sintsef-BA, convocam sua base para um novo Dia Nacional de Lutas com Paralisação, no dia 17 deste mês.
Para intensificar a mobilização, o Sintsef percorre os órgãos de sua base esta semana e realiza assembleias com a categoria, em Salvador. Nesta terça-feira, 15, às 10h, dirigentes do sindicato irão à sede do INCRA. No mesmo dia, às 11h30, a assembleia acontece na SRTE.
Ainda na terça, 15, AGU e SPU realizam suas assembleias, às 14 e 16h, respectivamente. Na manhã de quarta-feira, 16, às 10h, será a vez do DNOCS. A pauta das reuniões é a mesma em todos os órgãos: Campanha Salarial 2012 e Dia Nacional de Paralisação.
Com mais este reforço na mobilização, a Condsef espera que o governo apresente retorno sobre a pauta de reivindicações até o dia 30 de maio. No dia 5 de junho as entidades organizam mais uma grande marcha a Brasília com objetivo de garantir avanços nos processos de negociação em curso no Ministério do Planejamento.
Também no dia 5 de junho haverá uma grande plenária que reunirá representantes de toda a base do conjunto das entidades unidas em torno da Campanha Salarial 2012.
MP 568
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão encaminhou ao Congresso Nacional a Medida Provisória 568 (MP) para assegurar o pagamento de acordos fechados com os servidores federais no ano passado. O texto da MP foi publicado hoje (14) no Diário Oficial da União. De acordo com o ministério, serão beneficiados 937.675 servidores entre ativos, aposentados e pensionistas. A MP 568 substitui o Projeto de Lei 2.203/2011, enviado ao Congresso em agosto do ano passado, com a reestruturação de cargos, planos de cargos e carreiras, além de tabelas remuneratórias. A Condsef informou que apresentará de novo as 26 emendas feitas anteriormente ao projeto. “Existem graves problemas de conteúdo, com relação à insalubridade, com relação à jornada dos médicos etc. Vamos continuar dialogando com os parlamentares com relação à MP que tem a mesma essência do PL 2.203”, disse Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da entidade.(Ag. Brasil)