Unidade na luta
Servidores federais voltam a protestar nas ruas nesta quinta
Servidores públicos federais de todo o país, em greve nacional por tempo indeterminado, voltam às ruas nesta quinta-feira, 09, para protestar contra a política de intransigência do governo no processo de negociação com a categoria.
Em Salvador, a Coordenação Estadual dos Servidores Públicos Federais, composta pelo Sintsef-BA e outras entidades irmãs, definiu pela realização de um novo ato público a ser realizado amanhã, 9/08, em frente ao prédio do Banco Central (Av. Garibaldi, 1211, Ondina), a partir das 9h da manhã. O objetivo é reforçar a mobilização e intensificar a pressão da categoria por respostas do governo às principais reivindicações do setor público.
A última reunião com as entidades sindicais no Ministério do Planejamento - conquistada após um panelaço promovido na segunda-feira, 6, pelos servidores em greve do Distrito Federal - não trouxe sinalização de avanços ao processo de negociações com o governo. Mais uma vez, a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) se resumiu a informar que somente na próxima semana, entre os dias 13 e 17 de agosto, os servidores deverão ter respostas sobre sua pauta de reivindicações.
A greve - que alcança mais de 26 setores em 25 estados e no DF - ocorre para pressionar o governo a apresentar uma proposta que atenda ao conjunto das demandas do funcionalismo. O governo tem só até o dia 31 de agosto para encaminhar ao Congresso Nacional projetos de lei com previsão orçamentária para 2013.
Na semana entre os dias 13 e 17 de agosto, os servidores em greve de todo o Brasil vão se unir mais uma vez em Brasília na reedição do “Acampamento da Greve”. No dia 15, os trabalhadores protagonizam mais uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios para que o governo atenda às suas reivindicações.
Congresso do CLATE
No período 07 a 11/08 , a Condsef participa do Congresso da CLATE - Confederação Latino-Americana de Trabalhadores Estatais, em Buenos Aires – Argentina. O Congresso discutirá, entre outros temas, a questão do direito a negociação coletiva para os servidores públicos, previsto na convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para Edvaldo Pitanga, Secretário de Relações Internacionais da Condsef e também diretor do Sintsef-BA, “a nossa presença no Congresso é de grande importância, considerando o contexto político de crise internacional e o recrudescimento dos ataques aos serviços públicos e aos seus trabalhadores que vivenciamos nos últimos tempos.”
Agenda de lutas
15/08/2012 – Marcha em Brasília;
16/08/2012 - Atividade Política na Esplanada dos Ministérios e Reunião do CDE na Condsef (14 horas);
17/08/2012 - Plenária Unificada das Entidades Nacionais na Esplanada dos Ministérios;