Acordo deve ser assinado até sexta
Condsef busca devolução integral de pontos cortados
Nesta terça-feira, 28, a Condsef foi ao Planejamento comunicar ao governo a aceitação da proposta de 18 setores de sua base. A entidade aproveitou a oportunidade para cobrar a devolução integral e imediata dos pontos cortados pelo governo. Está neste grupo a maioria dos servidores atingidos pela determinação da presidenta Dilma, que chegou a cortar 100% do salário de alguns trabalhadores.
Além de PGPE, CPST e carreiras correlatas do Executivo como o PECFAZ, Cultura, SPU, Funai, entre outras, que aceitaram a proposta e representam a maioria dos servidores que mantém uma greve geral em todo o Brasil, outros setores da base da Condsef já autorizaram a assinatura de acordo com o governo. Entre eles estão servidores da Área Ambienta (Ibama, Instituto Chico Mendes e Ministério do Meio Ambiente) e servidores do INPI. A Condsef ainda aguarda resposta sobre aceitação de proposta de outros setores de sua base como Agências Reguladores, Tecnologia Militar, Inep/FNDE. Até agora, a única categoria da base da Condsef que oficialmente disse não à proposta do governo e mantém tratativas no Planejamento é a dos servidores do Incra. A entidade continuará dando todo suporte à luta dos companheiros. Essa semana é o prazo limite para reportar respostas dos trabalhadores ao governo.
A formalização dos acordos deverá garantir a continuidade das negociações que buscam a equiparação salarial com a tabela criada pela Lei 12.277/10. A Condsef também busca a consolidação de um reajuste nos benefícios pagos aos servidores do Executivo, como auxílio-alimentação e plano de saúde. Apenas no caso dos benefícios não se aplica a obrigatoriedade legal de envio de projetos de lei ao Congresso Nacional com previsão orçamentária para 2013 até 31/08 e pode acontecer a qualquer tempo. (Condsef)
Avanço
Apesar da volta ao trabalho da maioria dos servidores da base da Condsef, a mobilização da categoria vai continuar permanente. Em assembleia realizada pelo Sintsef-BA na manhã desta quarta-feira, 29, em Salvador, os trabalhadores foram chamados a participar de um Dia Nacional de Lutas em defesa dos trabalhadores convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Brasília. A luta pelo atendimento das reivindicações que o governo ainda não conseguiu atender vai permanecer firme. A base do Sintsef-BA aprovou a deliberação da Plenária da Condsef, de encerrar a greve e aceitar o acordo proposto pelo governo. “Foi uma greve vitoriosa”, avaliou Pedro Moreira, Coordenador do Sintsef-BA. “Basta lembrar que há dois meses, o governo repetia que não teríamos reajuste para o ano que vem. De 0% chegamos a esta nova proposta, que se ainda não é a ideal, representa um avanço inegável diante do cenário anterior”, definiu ele.