Negociações
Recuos do Planejamento deixam servidores em alerta
Mal recomeçaram as reuniões para tratar a pauta dos servidores públicos federais e o Ministério do Planejamento já deu sinais de que a categoria precisa ficar alerta e fortalecer a mobilização se quiser ver avanços no atendimento de suas reivindicações. O cancelamento de uma reunião em que o governo apresentaria a minuta de uma proposta de plano de carreira para administrativos da AGU foi apenas um dos indícios de que o governo deve continuar tentando ganhar tempo e empurrar as negociações até o limite.
O exemplo dos administrativos da AGU mostra bem o que tem sido recorrente nos processos de negociação. A pauta de carreira da AGU é antiga. Alguns temas vêm sendo dialogados desde 2005. Atravessaram o governo Lula e seguem travados no governo Dilma.
Sempre que uma negociação está na iminência de ser fechada, como é este o caso, o governo recua e passa a utilizar pretextos que não cabem num processo avançado de negociações. No caso da AGU, o argumento da vez é que ainda não há consenso em alguns segmentos do governo. No entanto, no final do ano passado, a própria AGU chegou a encaminhar um comunicado aos servidores informando de que uma minuta de plano já estava no Planejamento. Minuta esta que nunca foi apresentada aos trabalhadores.
Para a Condsef os pretextos utilizados pelo governo soam como meras tentativas de enrolar a categoria. São subterfúgios para manter os servidores no aguardo de novidades que nunca chegam. A entidade, como sempre fez, segue apostando no esgotamento dos processos de negociação. Mas diante de situações de recuo como as que estão claramente ocorrendo, fica difícil acreditar que o horizonte das negociações tragam avanços sem que os servidores - como historicamente acontece - se mobilizem. (Condsef)
Eleição de DSBs
Prosseguem em Salvador as assembleias para eleger Delegados Sindicais de Base da gestão 2013/2015 do Sintsef-BA. A partir do dia 22, as assembleias passam a acontecer também no interior do estado. Participe das assembleias e fortaleça o sindicato. A eleição de lideranças comprometidas com a categoria amplia o diálogo entre Sintsef-BA e base e dá uma maior sustentação às nossas lutas. Confira o calendário completo em nossa página na internet ou clique aqui para acessar:
16/abr Terça 12h30 Conab
17/abrQuarta 10:00h Ibama
17/abrQuarta 10:00h DNPM
18/abrQuinta 10:00 Exército
23/abrTerca 14:00h Aeronáutica
24/abrQuarta 11h30 Marinha
CUT-BA e a juventude
A CUT-BA marcou presença na Jornada de Lutas da Juventude, nesta quinta-feira, 11, em Salvador (BA). A atividade propôs avanços no que diz respeito à agenda da Juventude em todo o país por melhores condições de vida e de trabalho.