Avaliação de proposta
Trabalhadores do DNIT realizam assembleia nesta quinta-feira
Trabalhadores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em greve nacional há 24 dias, realizam assembleia com o Sintsef-BA na tarde desta quinta-feira, 18, em Salvador. Além de avaliar o movimento, a assembleia ouvirá os trabalhadores a respeito de uma proposta de tabela salarial apresentada ontem, 17, pela Diretoria Geral às Superintendências em reunião por videoconferência.
A tabela proposta (clique aqui para acessar) possui algumas características que diferem do modelo de negociação praticado pelo governo. De acordo com a informação dos gestores, trata-se de uma proposta construída pelos próprios servidores do órgão, seguindo orientação do Ministério do Planejamento. A tabela, portanto, foi apresentada ao MPOG e teve o aval da Secretaria de Relações de Trabalho (SRT). A proposta de reajuste é baseada no percentual de 15,8%, apresentado a diversas categorias do Executivo após o acordo de greve de 2012 (recusado pelos trabalhadores do DNIT), verificada a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual.
Edmilson “Coleguinha”, delegado de base do Sintsef-BA, observa que não é possível certificar a autoria da tabela, nem se ela foi mesmo validada pelo MPOG. “A tabela ainda traz diferenças radicais em relação à proposta que foi protocolada no MPOG pela Condsef e representação dos trabalhadores”, esclarece ele. Os trabalhadores destacam que a proposta dos gestores foge do objetivo principal, que é o reenquadramento da Carreira/Plano Especial de Cargos.
Para Edvaldo Pitanga, Coordenador Geral do Sintsef-BA, as dificuldades ilustram o problema que não termos negociação coletiva no setor público. “Precisamos de método, prazos definidos para início e fim das negociações. O caminho é a regulamentação da Convenção 151 da OIT”, disse.
Pêsames
O Sintsef-BA lamenta o falecimento de Cleide Ramos, filha do ex-dirigente do sindicato e ex-integrante da comissão de anistiados da Conab, Washington Luiz Santos Ramos. Ela era atleta medalhista de karatê e chegou a ser patrocinada pelo Sintsef-BA. Dirigentes e um funcionário do sindicato estiveram presentes no velório para manifestar a sua solidariedade. A missão de 7º dia foi realizada ontem em Salvador.
Saúde indígena
A Condsef participou de mais uma reunião do grupo de trabalho que debate questões ligadas à Saúde Indígena. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 2, em Brasília. Na oportunidade a Condsef cobrou dos representantes do governo retorno sobre a implantação de uma gratificação específica da Saúde Indígena, pleito que já vem sendo debatido há pelo menos três anos.Uma Reunião específica sobre a gratificação será agendada com representantes do governo e, em seguida, outro encontro deve ser agendado com representantes dos trabalhadores.