Capesesp
Ação do Conselho Deliberativo barra novos reajustes
A participação dos trabalhadores no Conselho Deliberativo da Capesaúde trouxe novos ares à gestão do plano. “Com nossas intervenções, o Conselho está cada vez mais atuante na votação das propostas enviadas pela Direção, interferindo em defesa dos interesses da categoria”, afirmou Carlos Alberto de Almeida, presidente do Sindsep-MT, que foi eleito para o cargo de conselheiro este ano (em um processo que também garantiu a vaga de suplente para Leonídia Fernandes, Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Previdência do Sintsef-BA).
Carlos afirma que a atuação do Conselho foi decisiva para barrar a proposta de novo reajuste do plano de saúde no início de 2015. A experiência do reajuste anterior mostrou que o aumento das mensalidades só aprofunda a crise enfrentada pelo plano. Com a aplicação dos novos percentuais, cresce também a evasão, a partir do consequente desligamento de muitos trabalhadores que não conseguem pagar os valores asfixiantes cobrados. “Propostas assim não serão acatadas por todo o Conselho: precisamos discutir saídas mais eficazes e urgentes para tornar a Capesaúde um plano economicamente viável”.
Para Leonídia Fernandes, embora o poder de decisão dos trabalhadores ainda seja limitado, essa gestão tem o compromisso de buscar o diálogo, para garantir a participação democrática da categoria. “Precisamos fazer com que nossa voz seja ouvida e lutar para conquistar novos espaços”, ressaltou.
A Capesesp é uma entidade fechada de previdência complementar patrocinada pela FUNASA, Ministério da Saúde, ANVISA, UFPE e UFCG. Desde 1990, oferece benefícios assistenciais, com a criação do plano de assistência médico-hospitalar Capesaúde, que hoje presta assistência a cerca de 130 mil participantes, entre titulares e seus beneficiários, residentes em todo Brasil.
Aposentadoria especial
Foi aprovada em segundo turno pelo Plenário da Câmara dos Deputados a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 434/14, da deputada Andreia Zito. A PEC garante aposentadoria integral ao servidor que se aposentar por invalidez, seja qual for o motivo. Assim como no primeiro turno, a PEC recebeu votação unânime e agora segue para o Senado onde também deverá ser votada. A expectativa é de que assim como na Câmara, o Senado aprove por unanimidade a matéria e garanta justiça aos servidores que vêm sofrendo transtornos desde a retirada equivocada desse direito quando da aprovação da Reforma da Previdência em 2003. (Condsef)
Recesso
O Sintsef-BA estará em recesso natalino no período de 22/12/2014 a 02/01/2015, quando a sede, delegacias sindicais e núcleos regionais estarão fechados. A partir de 05/01 e até o dia 20/02/2015 o horário de expediente será reduzido: funcionaremos das 08h às 13h.