CDE
Condsef e filiadas definem calendário de atividades até março
A Condsef e suas entidades filiadas se reuniram na sexta-feira (20), em Brasília, no Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). O encontro discutiu a pauta de reivindicações dos servidores e apontou um calendário de atividades para a base da Condsef até março. As propostas serão levadas ao fórum nacional de entidades unidas em torno da Campanha Salarial 2012 em defesa dos servidores e serviços públicos.
O lançamento da campanha acontece ainda em fevereiro, mas a data específica só será confirmada nesta terça, 24, quando as entidades nacionais voltam a se reunir. O lançamento deve ocorrer no mesmo dia da retomada da frente em defesa dos servidores e serviços públicos na Câmara dos Deputados.
Entre as atividades aprovadas pelo CDE está a realização de uma jornada de lutas nos estados entre os dias 8 e 16 de março. Assembleias e atos unificados devem marcar essas atividades que vão culminar em uma grande marcha a Brasília no dia 28 de março. O objetivo é cobrar resposta do governo para a pauta unificada dos federais e pautas específicas dos setores da base da Condsef. Para fortalecer ainda mais a luta da categoria, a Condsef também propôs a CUT Nacional que divulgue amplamente uma campanha de valorização dos servidores públicos com o mote “Servidor público: Todos precisam. Precisamos de todos. Valorize”.
As atividades que acontecem até o final de março preparam as categorias da base da Condsef para a Plenária Estatutária que a entidade realiza em abril. Na ocasião, haverá amplo debate sobre os rumos da negociação com o governo. Durante a plenária será votado também um indicativo de greve. Caso as negociações pendentes não sofram evolução significativa, a greve para pressionar pelo atendimento de demandas represadas não está descartada. (Fonte: Condsef)
Desaceleração
Pelo segundo ano consecutivo, os gastos com o funcionalismo público federal registraram desaceleração. Em 2011, as despesas com pessoal cresceram 6,6%, contra expansão de 9,8% observada em 2010. Em valores, o desembolso passou de R$ 166,4 bilhões em 2010 para cerca de R$ 177 bilhões em 2011. Em 2009, esse tipo de gasto atingiu 4,76% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de tudo o que o país produz, o maior nível desde 2005. Nos anos seguintes, no entanto, a tendência se inverteu.
Aposentados
A Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia (FEASAPEB) promove um grande ato público para marcar a passagem do Dia Nacional do Aposentado, celebrado em todo o país nesta terça-feira, 24 de janeiro. Em Salvador, a entidade realiza uma comemoração de caráter político e reivindicatório, com missa na Igreja de São Pedro, às 8h e Ato Público na Praça da Piedade, às 9h.