Seminário de Planejamento do Sintsef
Enfrentamento da crise é tema de debates nesta sexta-feira
A crise do capital e os desafios impostos para os trabalhadores dominaram os debates da manhã desta sexta-feira, 05, no segundo dia do Seminário de Planejamento Estratégico que Sintsef-BA realiza até amanhã, 06/04, em Salvador.
Desde ontem, a direção do sindicato e representantes dos núcleos regionais estão reunidos no Centro de Treinamento de Líderes, em Itapoan, onde discutem formas de preparar a entidade e sua base para o enfrentamento político-ideológico com o governo e a individualismo dominante na sociedade contemporânea.
Na manhã de hoje, os participantes assistiram a uma exposição de Emanoel Sobrinho, da Escola Nordeste de Formação da CUT, que falou das dificuldades e expectativas do movimento sindical cutista frente ao cenário político e econômico da atualidade. Ele destacou o papel das entidades no empoderamento de atores sociais, como os trabalhadores, para a luta por seus objetivos, como a ampliação de direitos e o acesso à cidadania.
Para Edvaldo Pitanga, Coordenador Geral do Sintsef-BA, o Planejamento aprimora o desempenho da entidade e suas metas. “Avaliamos o sindicato à luz de seus pontos fortes e fragilidades e traçamos os objetivos que queremos alcançar”, definiu.
O momento político de incertezas, onde não há uma definição clara do modelo de Estado pretendido pelo governo, é um indicador preocupante, destaca ele. “O governo é dúbio e contraditório: cria uma nova empresa estatal e privatiza serviços públicos, ao mesmo tempo. Como saber em que terreno estamos pisando?”.
A resposta dos trabalhadores, no entanto, segundo Pitanga, precisa ser firme e decisiva: “É hora de enfrentamento e de buscar alternativas. Isso será conquistado tanto através do empenho da direção do sindicato, quanto da participação ativa dos filiados.”
Planejamento da CUT
O Encontro Regional de Planejamento da CUT no Nordeste foi encerrado nesta quinta-feira, dia 04 de abril, com a participação de Quintino Severo, Secretário de Administração da CUT Nacional e com as representações dos nove Estados Nordestinos participantes do evento. O Encontro teve início na última terça-feira, dia 02 de abril e foi realizado em João Pessoa. Ao longo do evento, foram debatidos temas focados no desenvolvimento regional e na construção de políticas que devem nortear o planejamento estratégico da CUT. No seu encerramento, representantes de cada Estado expuseram suas demandas e suas sugestões que irão auxiliar na construção de políticas e ações que irão promover a defesa dos direitos dos trabalhadores. Para o Secretário Geral da CUT Nacional, Sérgio Nobre, o evento por si só é vitorioso: “O debate do desenvolvimento regional é estratégico para a CUT Nacional e estamos reivindicando do Governo que amplie os desenvolvimentos públicos no país.” (CUT-BA)