Campanha Salarial 2014
Terça-feira, 08 de abril, é Dia Nacional de Paralisação
Nesta terça-feira, 08 de abril, trabalhadores do serviço público federal realizam um Dia Nacional de Lutas com paralisação de atividades em todo o Brasil. Os atos serão organizados pelas entidades que compõem o fórum de entidades que defendem os trabalhadores do setor e movimentos sociais que também foram convidados a participar. Em Salvador, já pela manhã, o Sintsef-BA promoverá uma manifestação na porta da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, Ex-DRT), na Av. 7 de Setembro, Centro, a partir das 9h.
O objetivo é pressionar o governo a trazer uma posição concreta para a categoria, a partir de uma pauta de negociações que é a mesma apresentada em anos anteriores (o que já é um sinal claro de uma indisposição para reconhecer as demandas represadas do setor e das dificuldades enfrentadas pelas entidades no processo de negociação). Em reunião no último dia 19, conseguida depois de mais uma atividade de pressão que unificou servidores de diversas categorias, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, havia se comprometido a apresentar resposta formal à pauta dos federais até o final deste mês.
Esta é a segunda vez que o compromisso assumido pelo governo não se cumpre. Além disso, em reuniões anteriores, o Planejamento também já deixou claro que este ano não encaminhará propostas que tragam impactos financeiros, como forma de conter despesas e reduzir os efeitos da crise mundial.
Como se vê, a única alternativa viável para romper com o imobilismo e trazer avanços às negociações é o caminho da mobilização. Só a unidade e participação dos trabalhadores será capaz de garantir as conquistas por que tanto lutamos. Junte-se a nós e ajude-nos a construir uma forte pressão popular.
Pauta da Campanha
Confira a seguir as reivindicações da Campanha Salarial 2014 dos trabalhadores do serviço público federal. É pelo atendimento desta pauta que o Sintsef convoca a sua base para manifestar-se, nesta terça-feira, 08, em Salvador, às 09, no ato público em frente à sede da SRTE (ex-DRT). Participe!
- Definição de data-base (1 de maio);
- Política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações;
- Cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados;
Contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores;
- Retirada dos PLs, MPs, decretos contrários aos interesses dos servidores públicos, supressão do artigo 78, da LDO, que define o prazo até 31/08, para encaminhar projetos de lei que reestrutura carreira e concede qualquer tipo de reajuste aos trabalhadores;
- Paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.