A CUT recebe as demais centrais sindicais em sua sede nacional, em São Paulo, nesta quarta-feira, 15, às 10 horas, para retomar a agenda de ações e mobilizações em defesa da pauta da classe trabalhadora no ano de 2014, em especial três itens: a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o combate ao Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização, e o fim do fator previdenciário.
“O ano de 2014 anuncia-se como um ano de grandes lutas, em que a questão do poder político estará colocada em eleições presidenciais, para governos estaduais e parlamentos nas quais vamos intervir com a Plataforma da Classe Trabalhadora, nas quais não admitiremos nenhum retrocesso, pois queremos avançar na via da construção de uma nação livre, democrática e soberana, onde a classe trabalhadora do campo e da cidade, que é quem constrói a nação, possa ter suas reivindicações atendidas”, afirma a Central Única dos Trabalhadores em sua última Resolução de 2014, divulgada esta semana.
Durante todo o ano de 2013, a CUT e as demais centrais sindicais estiveram juntas, nas ruas e nas mesas de negociação, para defender a pauta da classe trabalhadora. Foram inúmeros atos, manifestações, protestos, paralisações, passeatas em todos os estados do País que evitaram perdas de direitos e asseguraram e/ou ampliaram conquistas aos trabalhadores e às trabalhadoras.
Em 2014, não será diferente, por isso já na primeira quinzena de janeiro, CUT e demais centrais debatem como vão defender a pauta da classe trabalhadora nas ruas e junto às instâncias de poder. Do encontro sairá a agenda de lutas em defesa da pauta da classe trabalhadora. Outras discussões, como o direito de greve e negociação coletiva no serviço público, através da regulamentação da Convenção 151 da OIT, também serão abordados no evento. (CUT)
Pauta
Confira a seguir os itens da pauta da classe trabalhadora e outras discussões imprescindíveis a toda a população brasileira que serão discutidos pela CUT: Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários; contra o PL 4330 PLS 87, sobre Terceirização; Fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; Transporte público e de qualidade; Valorização das Aposentadorias; Reforma Agrária; Aplicação imediata da Convenção 151, direito de greve e de negociações coletiva no serviço público; Regulamentação do trabalho doméstico; Democratização dos meios de comunicação; Reforma política; Marco civil da Internet.
Lavagem do Bonfim
O Sintsef-BA participará da Lavagem do Bonfim, em Salvador, nesta quinta-feira, 16. Ao lado da CUT-BA, o sindicato levará à festa popular suas bandeiras de luta pela igualdade social e por um serviço público gratuito, universal e de qualidade.