“Racismo tem cura?”
Sintsef-BA promove oficina sobre discriminação racial
O Sintsef-BA comemorará a passagem do dia 21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, com a Oficina "Racismo tem cura?". Promovido pela Coordenação de Formação, o evento será realizado na quinta-feira, dia 22 de março, às 14 h, na sede do sindicato, em Salvador.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao massacre ocorrido em Sharpeville, na África do Sul. A 21 de Março de 1960, a polícia do regime de apartheid sul-africano abriu fogo sobre uma manifestação pacífica que protestava contra as leis de discriminação racial.
Segundo a ONU, a lembrança do aniversário do massacre de Sharpeville serve não só para relembrar os mortos e feridos, mas também é uma forma de chamar a atenção para o enorme sofrimento causado pela discriminação racial em todo o mundo.
O Brasil ainda hoje celebra o mito de viver em um regime de “democracia racial” e de que não somos racistas. O pragmatismo das estatísticas, no entanto, demonstram uma outra realidade. Conforme dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no ano passado, pretos e pardos pela primeira vez são maioria no Brasil ao somarem 97 milhões de pessoas. No entanto, os negros não ocupam postos políticos de alto e baixo escalão, não são grandes empresários ou grandes proprietários rurais, não figuram nas propagandas e frequentemente estão associados à imagem de violência, pobreza, analfabetismo e outros indicadores de exclusão social. Com a população indígena, o quadro tampouco é distinto.
Para o Sintsef-BA, o debate sobre a discriminação racial explicita, também, a luta contra o preconceito de forma geral, em prol do reconhecimento dos direitos individuais, independentemente da raça, gênero e identidade sexual.
DNOCS
Nesta segunda-feira, 19, às 9h, trabalhadores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realizam um ato público na sede do órgão, em Salvador, para reafirmar o seu valor. O ato promete mobilizar toda a população pela reestru-turação do órgão. O DNOCS, que completou 100 anos em 2009, é um órgão do governo federal, vinculado ao Ministério da Integração Nacional e com a sua administração central em Fortaleza. Ele se constitui na mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste brasileiro, no coração do semiárido, até o norte de Minas Gerais.
Setor Jurídico
Atendendo a uma antiga reivindicação de nossos filiados, informamos que, a partir desta quinta-feira, 15/03, o contato por telefone com a Coordenação Jurídica do Sintsef-BA será mudado e ficará mais fácil. As ligações não passarão mais pela central telefônica e sim pelos ramais diretos do setor, a seguir informados: 3496-8350; 3496-8352 e 3496-8356.