PdL Blog

PdL Blog é Fonte de Informação para os Locadores possuem notícias de interesse das Empresas de Rental. São notícias voltadas tanto para os Locadores que já estão no mercado há bastante tempo, como aqueles que pretendem ainda iniciar um negócio de Aluguel de Máquinas e Equipamentos.


Marcha das Mulheres contra a violência acontece no dia 29

Na próxima quinta-feira, dia 29, às 14h, acontece uma marcha de mulheres contra a violência, com saída ...

 

Ativismo por equidade de gênero

Marcha das Mulheres contra a violência acontece no dia 29

 

Na próxima quinta-feira, dia 29, às 14h, acontece uma marcha de mulheres contra a violência, com saída da praça da Piedade, centro de Salvador, em direção ao Pelourinho. A atividade, realizada pela União Brasileira de Mulheres (UBM) na Bahia, faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que acontece de 25 de novembro a 10 de dezembro em diversos países. No Brasil, a CUT é uma entidade parceira da Campanha, que este ano começou alguns dias antes: 20/11, Dia da Consciência Negra.

Segundo a coordenadora geral da UBM-BA, Daniele Costa, a Campanha 16 Dias de Ativismo serve para reafirmar à sociedade que a violência contra a mulher é um problema coletivo e não das mulheres. “A violência doméstica revela de uma forma muito cruel esse valor patriarcal de considerar a mulher como um mero objeto e não como um indivíduo.”

Para ela, a importância da campanha é reafirmar a luta no combate a violência contra a mulher, além da necessidade de implementar a Lei Maria da Penha com a criação de instrumentos de combate à violência, como as Casas de Abrigo e as DEAMs (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher). “Estes são instrumentos necessários de combate a violência. Inclusive, é preciso políticas públicas que trabalhem a reinserção da mulher no seu papel social, é necessário assegurar a essas mulheres a sua autonomia econômica. Isso contribui para a valorização dessa mulher que foi agredida e precisa ter o apoio do Estado na retomada da sua vida social.”

Dentro das atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo, a UBM lançou um manifesto para fortalecer o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, 25/11. De acordo com o manifesto, o objetivo é reafirmar o compromisso da UBM com a defesa dos direitos humanos das mulheres como instrumento da construção de um mundo justo e solidário. (Fonte: Portal Vermelho)

 


Homenagem

O dia 25 de novembro é lembrado como o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. A data foi escolhida a partir do Primeiro Encontro Feminista da America Latina e Caribe, realizado em Bogotá, em 1981, como homenagem a “Las Mariposas”, codinome usado ema tividades clandestinas pelas irmãs Mirabal, Minerva Pátria e Maria Tereza, heroínas da República Dominicana, brutalmente assassinadas nesta data, em 1960, pela ditadura de Rafael Leonidas Trujillo.


Mais recursos

Em reunião com movimentos de mulheres na última terça-feira, 20 de novembro, a bancada feminina da Câmara dos Deputados decidiu atuar mais fortemente junto à Comissão Mista de Orçamento para elevar os recursos reservados para as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher em 2013. O orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres proposto pelo governo para 2013 teve uma queda de 40% em relação ao aprovado para 2011. (Agência Câmara)

 

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.




VEJA O QUE JÁ ROLOU NO BLOG