Debate
Plenária sindical da CUT-BA defende pluralidade de opiniões
A CUT-BA realizou nesta quinta-feira, 13, a Plenária Sindical "Perspectivas políticas para os trabalhadores pós eleições 2012”, com a presença do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas. A mesa de abertura da atividade contou também com o presidente do PT-BA, Jonas Paulo, a vice-presidente da CUT-BA, Cristina Brito e a supervisora técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos (DIEESE).
Em sua fala de abertura, Freitas salientou a necessidade de que a classe trabalhadora esteja forte na luta para que seus interesses sejam atendidos nos poderes constituintes. Ele reconhece que o país sofreu transformações importantes nos últimos anos, alavancados por governos progressistas e populares de Lula e Dilma. "Elegemos um sindicalista e uma mulher que lutou contra a ditadura. Fizemos muito pouco diante dos nossos desafios, mas fizemos muito mais do que os que nos antecederam conseguiram fazer", salientou.
Para Vagner, um dos grandes desafios para a militância sindical é que não se deixe contaminar pelo discurso da mídia que tenta implementar aos governos do PT a culpa pelos casos de corrupção que acontecem no país. "Defendo a ampla liberdade de expressão, mas que tenhamos pluralidade de opiniões. Não existe em nenhum lugar do mundo um jornal que tenha a audiência de um Jornal Nacional da Rede Globo. Precisamos construir alternativas que nos dêem condições de liberdade de expressão", salientou.
Vagner questionou a forma como os empresários ganham dinheiro público com isenções fiscais, sem em troca oferecerem a contrapartida social. "Não admitimos que o trabalhador pague a conta por todas as crises, quando o empresariado garantiu lucros. Vamos continuar cobrando do governo uma posição firme", salientou. (Fonte: CUT-BA)
Recesso
O Sintsef-BA, seus núcleos regionais e delegacias sindicais estão funcionando em horário especial desde a última segunda-feira, 10/12. Até o próximo dia 15/02/2013 o expediente será das 08:00 às 13:00h. O recesso natalino também já foi definido e acontecerá entre os dias 20/12/2012 e 02/01/2013.
Agenda de lutas 2013
Confira as atividades de luta já agendadas para 2013:
· Dia 22/01 – Protocolo dos eixos da Campanha Salarial Unificada do Setor Público (no Espaço do Servidor, em Brasília);
·Dia 27/01 – Seminário sobre negociação coletiva, direito de greve e acordo coletivo especial (no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre); ·
Dia 20/02 – Lançamento da Campanha Salarial Unificada do Setor Público (na Câmara dos Deputados, em Brasília);
·Dia 21/02 – Seminário sobre negociação coletiva, direito de greve e acordo coletivo especial (no Senado Federal, em Brasília).