Saúde do Trabalhador
Desafio é fortalecer a organização nos locais de trabalho
O processo de construção e consolidação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT é um desafio que tem como perspectiva a promoção da saúde e a luta pelo fim dos acidentes, doenças e mortes nos locais de trabalho no Brasil. Para isso, não basta apenas uma política de Estado. É necessário constituir e fortalecer a organização dos trabalhadores nos locais de trabalho.
Só no ano de 2011 foram registrados 711.164 acidentes de trabalho. Desses, resultaram 14.811 trabalhadores inválidos e 2.884 óbitos. São cerca de uma morte a cada três horas; 80 acidentes e doenças do trabalho reconhecidos a cada uma hora na jornada diária; média de 43 trabalhadores/dia que não mais retornaram ao trabalho devido a invalidez ou morte.
Os dados por si demonstram a correta intervenção dos CUTistas em todas as áreas de atuação em saúde do trabalhador nas esferas federal, estadual e municipal, seja no âmbito das políticas públicas formuladas nos Ministérios da Previdência Social, Saúde e Trabalho; no parlamento, com relação as alterações ou criação de novas leis; nos espaços de controle social, como as comissões e conselhos, onde também se discute propostas e formulações de mudanças de normas e politicas públicas. Porém lamentavelmente nesses espaços o debate sobre a democratização das relações de trabalho e o direito de organização no local de trabalho não são discutidos.
A Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT articulou os Ramos e Estaduais da CUT no fórum do Coletivo Nacional de Saúde para debater e encaminhar as proposta de interesse do conjunto dos trabalhadores da Central. Organizou, realizou e participou de mais de 110 atividades em todo o país e no exterior. Nesse último, a CUT participou nos fóruns de organismos internacionais como a OIT. (Fonte: CUT)
Recesso
O Sintsef-BA, seus núcleos regionais e delegacias sindicais estão funcionando em horário especial desde a última segunda-feira, 10/12. Até o próximo dia 15/02/2013 o expediente será das 08:00 às 13:00h. O recesso natalino também já foi definido e acontecerá entre os dias 20/12/2012 e 02/01/2013.
Agenda de lutas 2013
Confira as atividades de luta já agendadas para 2013:
· Dia 22/01 – Protocolo dos eixos da Campanha Salarial Unificada do Setor Público (no Espaço do Servidor, em Brasília);
·Dia 27/01 – Seminário sobre negociação coletiva, direito de greve e acordo coletivo especial (no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre); ·
Dia 20/02 – Lançamento da Campanha Salarial Unificada do Setor Público (na Câmara dos Deputados, em Brasília);
·Dia 21/02 – Seminário sobre negociação coletiva, direito de greve e acordo coletivo especial (no Senado Federal, em Brasília).