Março-Mulher da CUT
CUT-BA lança oficialmente o projeto temático Março-Mulher
Na última sexta-feira, 1° de março, em Salvador, foi oficialmente lançado o Março-Mulher da CUT-BA. O evento marcou o início de uma série de atividades promovidas pela Central baiana em março, com o tema "Por um mundo sustentável, democratização e igualdade de oportunidades na vida e no trabalho". O Sintsef-BA participou do evento.
A secretária de Mulheres da CUT-BA, Vera Carvalho, destacou que o objetivo do Março-Mulher da CUT-BA é de incentivar a organização nos sindicatos, na superação das desigualdades entre homens e mulheres na sociedade, no mundo do trabalho e no movimento sindical. "Entendemos que é preciso articular os temas gerais da política da Central com os temas específicos das mulheres na perspectiva de promoção da igualdade nas políticas públicas, buscando atuar na transversalidade com o corte de gênero em todas as políticas e projetos da CUT. Para isso, fortalecemos a articulação com os movimentos feministas, sociais, sindical, nacional e internacional na defesa dos direitos das mulheres", diz.
Rosane Silva, secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, afirmou em nota que é necessário aprofundar as reflexões e lutar diante das desigualdades que nos atingem no dia a dia. Para ela, é preciso combater os entraves do capitalismo a partir do feminismo, como a opressão e mercantilização da vida das mulheres que estruturam o modelo econômico e social vigente.
A privatização dos serviços públicos tem efeitos nefastos especialmente sobre as mulheres. Na ausência desses serviços são elas as principais responsáveis em garantir o bem estar de todos, o cuidado com crianças e doentes ou a busca por alimentos. A preocupação com o bem estar das pessoas é abandonada pelo Estado, que repassa essas tarefas para o espaço privado. (Fontes: CUT e CUT-BA)
Pauta específica
A Condsef vai cobrar do Ministério do Planejamento a oficialização de um calendário de reuniões para tratar a pauta específica dos setores de sua base. O próprio Planejamento sinalizou que formalizaria o calendário e daria continuidade às negociações com os setores no início de março. Além dessas reuniões setoriais, temas conjuntos da base da Condsef – entre eles os que fazem parte do Termo de Acordo nº 11 – também devem ser pautados. A Confederação solicitou que fossem priorizados três temas num primeiro momento: 1) a busca para que seja considerada para fins de aposentadoria a média dos pontos da gratificação recebida pelo servidor nos últimos cinco anos. 2) a equalização de tabela salarial que envolve a Lei 12.277/10. 3) A implantação de gratificação de qualificação (GQ) para categorias que ainda não possuem. Outros temas macro que devem contar com reuniões específicas diz respeito a planos de saúde de autogestão e o MI 880. (Fonte: Condsef)