Funasa/Ministério da Saúde
Servidores aprovam participação no Dia Nacional de Luta
Trabalhadores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério da Saúde mostraram em assembleia realizada na manhã de hoje que não ficarão inertes diante das ameças que rondam a categoria. Eles decidiram que participarão das atividades do Dia Nacional de Mobilização nos Estados, que acontecerá no próximo dia 12 de junho.
A mobilização nacional foi uma das deliberações da reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE). O CDE, que conta com representantes de todas as filiadas à Condsef, é o fórum de instâncias da entidade que determina as ações e atividades das quais a Confederação deverá participar. As atividades nos estatos servirão como um alerta para o governo da pressão que os trabalhadores do serviço público estão dispostos a fazer para garantir os seus direitos.
“Já chegamos em maio e o que percebemos é que o governo está novamente empurrando as negociações para a data-limite de inclusão na lei orçamentária”, destacou Erilza Galvão, diretora do Sintsef-BA e da Condsef.
Segundo ela, alguns sinais conhecidos da categoria já aparecem: um deles é a agenda das reuniões de negociação com a Condsef, que vem sendo remarcada em cima da hora e sem fundamentação pelo Ministério do Planejamento; outro ponto são as negociações já avançadas, cujo conteúdo já debatido é empurrado de volta a um estágio inicial, para ser rediscutido em Grupos de Trabalho.
O Sintsef reforçou na assembleia que só a união e a organização dos trabalhadores fará frente ao discurso do governo de enfrentamento da crise. “Nós não vamos nos dispersar”, citou Valdir Estrela, diretor do Sintsef-BA e servidor da Funasa. Para ele, a célebre frase de Tancredo Neves serve como indicador do caminho: unidos na luta, os trabalhadores terão a força necessária para garantir novas conquistas.
Delegados de base
A assembleia da Funasa/Ministério da Saúde também elegeu os 12 novos delegados sindicais de base que representarão o sindicato em seus locais de trabalho na gestão 2013/2015 do Sintsef-BA. Para Leonídia Laranjeira, diretora do Sintsef-BA e servidora aposentada do Ministério da Saúde, “a eleição de lideranças comprometidas com a categoria é muito importante, pois amplia o diálogo entre sindicato e base e dá uma maior sustentação às nossas lutas.”
Marcha Anti-Homofobia
A Condsef participa da IV Marcha Nacional contra a Homofobia que acontece em Brasília nesta quarta-feira, 15. O Sintsef-BA reitera a posição da Confederação e da ISP na luta pela igualdade de oportunidades, dignidade, respeito à diversidade e contra toda a forma de discriminação. A visibilidade é uma das melhores maneiras de fortalecer a luta do movimento LGBT, que une lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros brasileiros por direitos civis iguais.