Convivência com o semiárido
Assembleia Legislativa debate reestruturação do DNOCS
Nesta segunda-feira (17), às 9h, os trabalhadores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na Bahia (DNOCS) participarão de uma sessão especial da Assembleia Legislativa com o tema “Convivência com o semiárido e reestruturação do DNOCS”. A iniciativa é da deputada estadual Fátima Nunes (PT-BA) e é um desdobramento de uma atividade anterior realizada em abril deste ano na sede do órgão, em Salvador, com a presença do Sintsef-BA.
Na ocasião, o sindicato defendeu a necessidade de organizar ações políticas capazes de ampliar a visibilidade da luta do DNOCS e seus trabalhadores e mostrar a importância da reestruturação do órgão. Há mais de cem anos o DNOCS desempenha um papel estratégico em prol da convivência com a seca e a serviço da qualidade de vida da população que reside no semiárido brasileiro.
No último dia 8 de maio, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) realizou uma audiência para tratar da reestruturação. Parlamentares da bancada nordestina e entidades que defendem o serviço público e seus trabalhadores, como o Sintsef-BA e a Condsef, apontaram que o Dnocs precisa, urgentemente, recompor sua força de trabalho, com a realização de um novo concurso público, tendo em vista o atual esvaziamento do quadro de servidores.
Para José Francisco de Oliveira, Coordenador do Sintsef-BA e servidor do DNOCS, a luta por reestruturação é de todos nós. “Precisamos nos unir para fortalecer o DNOCS. E isso só será possível a partir da reestruturação e da valorização dos seus trabalhadores”, explica. Antes de combater a seca, que é perene, o governo tem de desenvolver ações que permitam à população conviver com o clima sem sofrimentos e assim proporcionar mais qualidade de vida aos sertanejos.
Morosidade
Esta quarta-feira marcou mais um Dia Nacional de Lutas em defesa dos servidores e serviços públicos com atividades em diversos estados. Em Brasília, a Condsef voltou a alertar que a morosidade com que a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) vem tratando a pauta dos servidores mostra que o momento requer o reforço da mobilização, da unidade e da pressão junto ao governo. Essas ações são fundamentais para enfraquecer a tática do governo de empurrar os processos de negociação ao limite dos prazos para inclusão de propostas no orçamento. É importante também que as categorias promovam assembleias permanentes, discutam e definam ações que possam auxiliar no avanço das negociações. (Fonte: Condsef)
DNIT
Trabalhadores do DNIT-BA realizam dia 17 de junho, às 10h, uma assembleia na sede da autarquia, em Salvador, para eleger uma Comissão Estadual de Greve, além de passar informes da categoria.