Trabalhadores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizaram, na manhã desta sexta-feira, 14, uma importante assembleia em Salvador. Convocada pelo Sintsef-BA, o evento debateu a Campanha Salarial Unificada 2014, com destaque para temas específicos de sua pauta de lutas como os reajustes abusivos impostos pelo plano de saúde que atende a boa parte da categoria: o Capesaúde.
O ponto em comum presente na maioria das falas foi a necessidade de um maior engajamento dos trabalhadores nas lutas para reverter prejuízos e garantir conquistas. Nos depoimentos, os filiados lembraram que cada avanço obtido neste ou em qualquer outro governo foi à custa de muita pressão e nada por conta de boa vontade política ou de mão-beijada. “Sem mobilização e luta, não haverá perspectivas de melhora”, destacou Antonio “Capila” Sobrinho, dirigente do sindicato. Ele lembrou que “quando o governo fala em reduzir despesas com pessoal, compromete questões salariais e também os recursos para investir nos órgãos, em obras de infra-estrutura ou a realização de concursos públicos”.
Outra deliberação da assembleia foi propor na próxima reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), um encontro nacional de servidores da saúde para discutir formas de enfrentamento a problemas sérios que afligem a categoria, como os reajustes extorsivos do Capesaúde.
Atualmente, as entidades enfrentam dificuldades na justiça para barrar os aumentos, mas não desistirão do pleito. Após analisar os argumentos apresentados pela Condsef na ação movida para este fim, a 24ª Vara Cível do Distrito Federal indeferiu a petição inicial. O Sintsef-BA também entrará com uma ação e analisa, em conjunto com sua assessoria jurídica, a melhor forma de garantir uma vitória para os trabalhadores.
Marcha das Centrais
Conscientes de que a Copa do Mundo e as eleições podem ter reflexos na luta pela pauta da classe trabalhadora, dirigentes da CUT e das demais centrais sindicais decidiram ampliar o grande ato unificado marcado para 9 de abril, em São Paulo, para os estados. Sob o lema “Trabalhadores unidos por mais direitos e qualidade de vida”, a 8ª Marcha da Classe Trabalhadora sairá da Praça da Sé, às 10h, e seguirá até o vão livre do Masp, na Avenida Paulista, em defesa da agenda entregue à presidenta Dilma Rousseff, em 2013, mas que pouco avançou.
Nucleo Nordeste
Depois de Salvador, é chegada a hora dos trabalhadores do interior reforçarem a mobilização. O Núcleo Nordeste do Sintsef-BA convoca todos os Trabalhadores do Serviço Publico Federal para Assembleia da categoria: data 17/02/2014 (segunda-feira); horário 08h; local: Auditório da FUNASA em Serrinha (Laboratório de Apoio de Serrinha) Pauta: Informes; Campanha Salarial 2014; Plano de Saúde (Capesesp e Geap).