SRTE-BA
Trabalhadores exigem melhores condições de trabalho
Trabalhadores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Salvador, reuniram-se na manhã desta terça-feira para exigir melhores condições de trabalho. A reunião teve participação de Moisés Araújo, Coordenador Financeiro do Sintsef-BA e Celia Souza, representante o Departamento do Ministério do Trabalho e Emprego da Condsef. O evento também contou com representantes do Safiteba – Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia e da Delegacia Sindical do SINAIT – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho no estado.
Uma pane na central de ar condicionado no prédio da SRTE-BA provocou a suspensão do atendimento na manhã da última quinta-feira. Serviços como homologação e orientação precisaram ser suspensos e outras atividades foram transferidas de sala em regime de emergência. Há muito que entidades como o Sintsef-BA denunciam as péssimas condições físicas das instalações da SRTE/BA. Servidores e população são obrigados a compartilharem da inadequação do espaço e do mobiliário, ou submetidos a condições vexatórias de trabalho que, não raro, comprometem o atendimento.
A última reforma no prédio data de 1998 e a rede elétrica está defasada a ponto de não ser possível a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado modelo Split, como seria recomendável. Como resultado dessa inadequação, muitas vezes os elevadores também entram em pane, causando transtornos a idosos e portadores de necessidades especiais que frequentam o prédio.
O Sintsef-BA e a Condsef combatem o sucateamento no serviço público e lutam por mais qualidade nas condições de trabalho. Uma nova reunião foi agendada para o dia 25/03 no local. A paralisação das atividades por 24 horas será uma das propostas que deverão ser discutidas.
Posse
Martiniano Costa, integrante da direção estadual do Sintsef-BA e ex-Presidente da CUT-BA foi empossado na manhã de ontem como Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do governo da Bahia. O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, Leonídia Laranjeira, dirigente e representante do Sintsef-BA, parlamentares das esferas nacional, federal e municipal e lideranças políticas do PT marcaram presença na atividade que oficializou o início do trabalho de Martiniano na Secretaria. Ele agradeceu ao apoio recebido e enfatizou a necessidade de enfrentar os desafios que estão postos no novo cargo em um ano eleitoral. "Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido durante o governo Jaques Wagner, com a visão de que a tensão eleitoral atrapalhe o funcionamento do governo. Fico orgulhoso em ter sido escolhido para esta tarefa. Trago a experiência na luta política, com a vontade de ajudar o governo em sua intervenção", disse. (Fonte: CUT Bahia)