A primeira reunião de 2014 do Coletivo Estadual de Formação da CUT/BA (EBAFOR-2014), realizada em Feira de Santana, nos dias 20 e 21 de março, agregou 17 entidades e destacou a importância de valorizar a experiência pessoal e a percepção coletiva ao discutir os problemas nos locais de trabalho. O Sintsef-BA esteve presente na atividade e foi representado pelas companheiras Lucinha Felix, Coordenadora de Saúde do Trabalhador do Sindicato e Cecília Santiago, A Coordenadora do Núcleo Nordeste da entidade.
Encontros de formação cutista, como esse, têm por objetivo criar condições necessárias para que as distintas concepções ideológicas dos participantes aflorem, se conheçam e busquem na diversidade os elementos para uma ação unificada e fortalecedora da identidade de classe. O EBAFOR refletiu sobre o papel e os desafios do movimento sindical para debater a política de saúde dos trabalhadores de todos os setores, como os trabalhadores do serviço público.
“Atento aos problemas de sua base e às ações existentes nos espaços de combate ao assédio moral e sexual no setor público e da segurança no local de trabalho, o Sintsef-BA busca sempre participar dos conselhos, oficinas, seminários e demais espaços políticos e institucionais que discutam estes temas”, explicou Lucinha.
Para ela fóruns como o EBAFOR são importantes por não perderem de vista a complexidade do mundo do trabalho e vinculá-la às demais discussões sindicais. “É no local de trabalho, que vivenciamos e identificamos os problemas de saúde do trabalhador”. E completou: “Na formação o sindicato se fortalece para o enfrentamento dos desafios, aposta na construção de uma sociedade pensante coletivamente, onde haja oportunidades de aprimoramento da vida política com um novo olhar.”
CONAB
O Sintsef-BA e a ASNAB (Associação dos Trabalhadores da CONAB) convocam todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa para comparecerem à ASSEMBLÉIA GERAL de grande importância, a ser realizada na CONAB – Av. ACM, nº3840 Edf. Capemi – 4ª andar - Pituba, em Salvador. O evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 03/04/2014, às 13h30. Na pauta estão propostos os seguintes temas para discussão:
1 – Informes diversos;
2- Apreciação, discussão, aprovação à pauta de reivindicação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015.
Compareça, mesmo que não seja filiado(a) a alguma dessas entidades. Conheça as discussões, participe e dê a sua contribuição para o fortalecimento desta luta, que também é sua! Só a unidade na mobilização poderá conquistar os avanços que reivindicamos. Junte-se a nós e engaje-se nessa luta para que possamos coletivamente, construir nossos objetivos. Acredite nisso!