Políticas de gênero
Empoderamento feminino é tema de Encontro em Salvador
Salvador sediou na última semana o II Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras. Promovido pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), na sede do Sindipetro, no Jardim Baiano. O evento foi realizado no período de 25 a 27/04 e teve como temática principal o “Empoderamento da Mulher”. O Sintsef-BA foi uma das entidades convidadas.
Tendo como lema “Quando uma mulher avança, avança também o mundo”, o encontro contou com a participação dos dirigentes da CUT/BA, CTB, CNQ e Coletivo de Mulheres da FUP, além das lideranças e militantes de movimentos sindicais e sociais.

Segundo Lucinha Felix, coordenadora de Saúde do Trabalhador no Sintsef-BA, a escolha do tema, que versa sobre o empoderamento das trabalhadoras na política, foi oportuna, “porque é na política que decidimos o rumo da nossa vida, na sociedade e nos seguimentos organizados sindicais e associativos, a emancipação de gênero, os direitos à saúde, segurança, creche, e a política de cotas, na participação nas mesas de negociação em relação à ampliação dos direitos e benefícios direcionados às mulheres”.
O compartilhamento das tarefas doméstica e o papel da mulher na reforma política e nas eleições 2014 também foram destaques nas discussões.
De acordo com Lucinha, a experiência foi memorável. “Todos os temas apresentados foram de grande interesse para os participantes, a exemplo dos riscos do HPV e sua prevenção, compartilhamento doméstico, a reforma política e os caminhos da emancipação feminina no Brasil e a política de cotas”, frisou.
O Sintsef-BA defende a inclusão da igualdade de gênero no centro do planejamento e dos orçamentos de desenvolvimento nacional. Frequentemente promove eventos que discutem o tema com a sua base. (com informações da FUP)
CUT em mobilização
Em defesa de um plebiscito popular e da agenda pela soberania do sistema político, a CUT-BA fará uma caminhada em Salvador, nesta quarta-feira, 7, com saída do Campo Grande, às 9h, até a Praça da Sé. A atividade que integra a ação da CUT do Dia Nacional de Mobilização pretende reunir lideranças sindicais, populares e políticas, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e da Comissão Estadual da Verdade. O presidente da CUT-BA, Cedro Silva, faz um chamado para que a população vá às ruas no dia 7, em defesa de um sistema político construído a partir de um amplo debate, feito com a participação das entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, da juventude e dos movimentos democráticos e populares. "Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? Esta é a pergunta queremos que a população responda no plebiscito", informa. (Fonte: CUT)