Núcleo Sul
Trabalhadores do interior discutem mobilização e fazem alerta
Os trabalhadores do interior da Bahia revelaram mais uma vez a sua disposição para o protagonismo nas atividades da Campanha Salarial 2014. Depois da bem sucedida série de assembleias promovidas na região nordeste do estado, com salões lotados de filiados querendo dialogar com o Sintsef-BA, esta semana foi a vez da região sul mostrar que quer participar das atividades de mobilização da Campanha Salarial 2014.
Após um encontro preliminar com os delegados sindicais de base da região, no dia 20, o Núcleo Sul do sindicato promoveu duas assembleias com os trabalhadores da Funasa e Ceplac, no dia seguinte. Para reforçar ainda mais a participação dos trabalhadores no processo, o Sintsef-BA percorreu os setores de trabalho onde realizou pequenos encontros com a categoria.
Em todas essas atividades conduzidas pelo Núcleo, os trabalhadores conheceram os últimos informes da mobilização, informes jurídicos, apresentaram seus questionamentos e avaliaram as perspectivas da Campanha Salarial 2014.
Para José Carlos Veridiano, servidor da Ceplac e Coordenador do Núcleo, a oportunidade de ouvir os trabalhadores e debater o processo mobilizatório é fundamental para conhecer onde é possível avançar. “A categoria está cautelosa, preferindo observar os avanços dos setores mais organizados antes de decidir pela greve”, apontou. “Mas isso não quer dizer que não exista a possibilidade de, diante de um impasse nas negociações, avançarmos rumo à construção de um movimento grevista sólido e organizado”.
A Campanha Salarial 2014 tem, entre seus pontos de pauta, a luta pela regulamentação da Convenção 151 da OIT (que garante a negociação coletiva no âmbito do serviço público), cumprimento dos acordos firmados e paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.
Comunicado
O Sintsef-BA vem, por meio deste, comunicar à população que, em assembleia realizada no último dia 20 de maio, em Salvador, os servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN-BA), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, resolveram, por unanimidade dos presentes, entrar em GREVE POR TEMPO INDETERMINADO a partir do dia 26 de maio de 2014 em favor de uma pauta exaustivamente debatida com o governo - que inclui o cumprimento dos itens pendentes do Termo de Acordo assinado em 26/11/2007 - e em atenção às demais deliberações tomadas pelo Comando Nacional de Greve dos Trabalhadores do setor.
Assembleia Geral
No próximo dia 27 de maio, na sede do Sintsef-BA, em Salvador, será realizada a assembleia Geral do Sintsef, com a pauta: Informes da Campanha Salarial; Indicativo de greve a partir de 10 de junho; Eleição de delegado(a) à Plenária da Condsef em 30/05/2014; Encaminhamentos.