PdL Blog

PdL Blog é Fonte de Informação para os Locadores possuem notícias de interesse das Empresas de Rental. São notícias voltadas tanto para os Locadores que já estão no mercado há bastante tempo, como aqueles que pretendem ainda iniciar um negócio de Aluguel de Máquinas e Equipamentos.


Bahia se destaca em ranking de acidentes de trabalho

Dados divulgados pelo Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) comprovam que a Bahia liderou as estatísticas de acidentes de trabalho no Brasil em 2013. No período apurado foram contabilizados 23.983 acidentes, com 119 mortes e 1.268 casos de invalidez permanente.

Dados divulgados pelo Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) comprovam que a Bahia liderou as estatísticas de acidentes de trabalho no Brasil em 2013. No período apurado foram contabilizados 23.983 acidentes, com 119 mortes e 1.268 casos de invalidez permanente.

O quadro assusta e traz graves prejuízos para os trabalhadores e para o país. O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) gastou R$ 362 milhões em processos trabalhistas. A incidência é maior no setor privado, especificamente de transportes, construção civil e na indústria.

Além do desleixo das empresas com a segurança dos seus empregados, uma das razões para o crescimento das estatísticas nesse campo é a falta de investimentos no setor público, como na fiscalização. O coordenador-geral de Fiscalização do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Fernando Vasconcelos, reconheceu, na última quinta-feira, 03, durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que o número de auditores do trabalho no Brasil, responsáveis por fiscalizar as condições trabalhistas, é muito baixo.

Segundo ele, em 1984, existiam menos de 1,5 mil auditores do trabalho e hoje são menos de 3 mil. Ele acrescentou que, diante do número insuficiente de auditores, o ministério trabalha num regime de prioridades na fiscalização.

Para piorar o quadro, as entidades sindicais foram surpreendidas na semana passada com a publicação de um memorando que seria o esboço de um projeto de lei para criação de um Sistema Único de Trabalho (SUT). Em síntese, o projeto aniquila com as funções e atribuições das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs) e repassa a estados e municípios a responsabilidade que hoje é da esfera federal. (Com informações da Agência Câmara e Condsef)

Sucateamento

Entidades que defendem os interesses dos trabalhadores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estão atentas e prometem uma forte mobilização contra o projeto que na prática sucateará ainda mais o desempenho das Superintendências Regionais. A Condsef esteve no MTE, protocolou um pedido de audiência com o ministro Manuel Dias e conversou com o assessor especial e com o secretário-executivo da pasta. Há muito que o Sintsef-BA denuncia as péssimas condições físicas das instalações da SRTE/BA. Servidores e população são obrigados a compartilharem da inadequação do espaço e do mobiliário, ou submetidos a condições vexatórias de trabalho que, por diversas vezes, comprometem o atendimento. No entanto, como afirma Moisés Araújo, Coordenador do Sintsef-BA e servidor da SRTE/BA, “nossa luta é para combater o sucateamento e garantir mais qualidade nas condições de trabalho, com o consequente fortalecimento do órgão”.  (Fonte: Condsef)

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.




VEJA O QUE JÁ ROLOU NO BLOG