Prevenção ao câncer de próstata
Sintsef-BA “veste-se” de azul no mês de novembro
Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. A sede do Sintsef-BA, em Salvador, e o site do sindicato “vestiram-se” de azul no mês de novembro para destacar a importância de ações relacionadas à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o próximo dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
“O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens”, lembra Maria Lucilene Felix, Coordenadora de Saúde do Trabalhador do Sintsef-BA. Ela destaca a importância da campanha, pois quando diagnosticado no início, a enfermidade tem os riscos de mortalidade reduzidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos no grupo.
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Uma dieta rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. (Fonte: Portal Brasil)
DIAP
O jornalista, analista político e diretor de documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, escreveu artigo (leia íntegra aqui) onde aponta o que considera os maiores desafios que deverão ser enfrentados pelos servidores nos próximos dois anos deste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. O objetivo é contribuir com conteúdo para provocar discussão e reforçar a mobilização e pressão em torno dos principais obstáculos que devem ser encarados. O novo cenário político-econômico pode levar o governo a adotar políticas que, entre outras coisas, devem passar por ajustes nas contas públicas. (Condsef)
DNIT
Trabalhadores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizam assembleia com o Sintsef-BA nesta sexta-feira, 07/11, as 10h, na sede do órgão em Salvador, para discutir os informes da categoria e eleger delegado o Encontro Nacional do setor, convocado pela Condsef.