Mobilização e fé
Sintsef-BA leva eixos de luta da sua base à Lavagem do Bonfim
O Sintsef-BA participou, mais uma vez, nesta quinta-feira, 17, da Lavagem do Bonfim, em Salvador. Como todos os anos, a festa religiosa mais popular da Bahia foi marcada por muita descontração e também foi novamente palco para a categoria mostrar suas reivindicações.
O cortejo do Bonfim é um espaço privilegiado e democrático para os mais diversos tipos de manifestações. Por isso, ao longo dos oito quilômetros que separam a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia da Colina Sagrada, virou tradição entre as entidades sindicais e movimentos sociais a exibição de faixas e cartazes contendo alguns das principais bandeiras de luta dos trabalhadores.
Este ano, no cortejo das entidades, o Sintsef-BA levou placas que destacaram a luta por negociação coletiva no serviço público, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; o combate à privatização e a defesa da reestruturação, além da necessidade de valorização dos servidores e do serviço público federal.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) que em 2013 celebra o seu trigésimo aniversário, também marcou presença no evento. A Central foi fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, o CONCLAT.
A Lavagem do Bonfim é a maior festa popular de Salvador, antes do Carnaval. Sua tradição remonta à inauguração da igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, em 1754, e todos os anos atrai milhares de pessoas, entre devotos, moradores e turistas.
A festa acontece na segunda quinta-feira de janeiro, após o dia de Reis, com a saída do cortejo de baianas da Conceição da Praia, que segue a pé até a Colina Sagrada para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.
Funpresp
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, confirmou que a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-EXE) vai começar a funcionar em 1º de fevereiro. Quem entrar para a União a partir dessa data terá que contribuir para a Funpresp, se quiser receber uma aposentadoria superior ao teto do INSS (R$ 4.159).
Recadastramento
Servidores inativos, pensionistas a anistiados políticos da União que precisarem de visita domiciliar para participar do recadastramento que o governo federal vai fazer, a partir de 1º de março, poderão pedi-la somente no mês do aniversário, critério usado para a divisão do funcionalismo durante o procedimento. Mas o telefone 0800-978-2328, que será usado para solicitar a visita, já está funcionando para esclarecer dúvidas a respeito da atualização dos dados. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. (Fonte: Jornal Extra)