Ministério da Saúde
Trabalhadores cedidos denunciam práticas de assédio moral
Uma comissão de trabalhadores do Ministério da Saúde na Bahia, reuniu-se na quinta-feira, 18, na sede do Sintsef, em Salvador para pedir o apoio do sindicato na luta contra as práticas de assédio moral que vêm sofrendo em seus locais de trabalho. Os servidores são cedidos ao município de Salvador – alguns há mais de 12 anos - e atualmente estão lotados no Centro de Controle de Zoonoses, onde desempenham importantes funções de supervisão no combate a doenças endêmicas, como a dengue e seu transmissor, o mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com denúncia encaminhada ao Ministério da Saúde no último dia 11 de abril, a atual Coordenação do Programa da Dengue na capital baiana vem destituindo os supervisores de suas funções sem direito à defesa ou qualquer outro tipo de diálogo. Os denunciantes manifestaram a sua preocupação quanto à postura da gestora, que dá ouvidos a um servidor municipal - notório pela conduta reprovável no desempenho de suas funções - e afasta profissionais experientes de seus cargos sem esclarecer os motivos. Os mesmos profissionais que anos atrás foram convidados a ocuparem os cargos de supervisão exatamente por conta de sua capacitação na área.
Outro ponto questionado pelos trabalhadores é a conduta da Coordenadora na hora de solucionar conflitos: em reuniões abertas, com uso de equipamento sonoro, ela convida os agentes municipais a exporem suas insatisfações com os supervisores, submetendo-os a verdadeiras sessões de humilhações públicas.
Esta não é uma disputa por restituição de cargos (os servidores não recebem remuneração extra pelo desempenho destas funções), mas sim uma luta por respeito. O assédio moral é um crime odioso, que precisa ser denunciado e combatido. Por isso, o Sintsef-BA empenhará todos os esforços para solucionar a questão.
Agenda de lutas
A Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento confirmou à Condsef uma agenda de reuniões previstas para acontecer. Os encontros estão pré-agendados até a 1ª quinzena de junho. Só esta semana a Condsef irá participar de três reuniões. Na quarta, 24, estão previstas negociações da pauta dos servidores da Ciência e Tecnologia e Tecnologia Militar (PCCTM). Na quinta, 25, será a vez dos servidores do Incra debaterem suas demandas no Planejamento. Na próxima semana estão previstas reuniões para falar da equiparação de tabelas salariais com a criada pela Lei 12.277/10 e também das demandas dos servidores do Datasus. A partir daí começa o calendário de reuniões de maio e junho. Para ver o calendário completo das reuniões previstas clique no link ou visite a página da Condsef. Essa semana será de intensas atividades. Nesta terça-feira, 23, a Condsef realiza mais uma série de plenárias de 14 setores de sua base. (Condsef)