Educação
Sintsef-BA levará discussões sobre CONAE 2014 à sua base
Em atendimento a uma orientação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Sintsef-BA levará aos seus núcleos e delegacias regionais discussões sobre a CONAE (Conferência Nacional de Educação) 2014. O objetivo é fazer com que o maior número de cidades do interior do estado debatam o tema nas etapas municipais e contribuam para o processo. A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
A CONAE 2014 está prevista para os dias 17 a 21 de fevereiro do próximo ano, em Brasília-DF, mas as etapas municipais devem ocorrer até 31 de maio de 2013. A etapa estadual baiana acontecerá em agosto deste ano, conforme documento de orientação do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEE-BA).
A CUT é uma entidade-mebro do Fórum no âmbito estadual e nacional. Cedro Silva, presidente da Central na Bahia, acredita que a participação da classe trabalhadora no controle social das políticas educacionais é condição fundamental para se garantir o direito a uma educação pública, universal, de caráter libertador, com qualidade e valorização dos/as trabalhadores do setor.
No próximo dia 04 de junho, a CUT-BA realiza sua Conferência Livre de Educação, em Salvador, onde priorizará o debate sobre o eixo “Educação, Trabalhador e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência e tecnologia, saúde e meio-ambiente”.
Para Martiniano Costa, ex-presidente da CUT-BA e dirigente do Sintsef-BA, a participação da sociedade nesses fóruns será essencial para conferir os rumos da educação brasileira e garantir um conjunto de propostas capazes de subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, estados e pelo Distrito Federal.(Fonte: CUT Bahia)
GEAP
Trabalhadores realizam no próximo dia 09/05, às 08h, em frente à sede da GEAP, em Salvador, um ato público na tentativa de buscar soluções para a crise no plano de saúde de autogestão que atende a maior parte dos servidores federais e seus familiares. Entidades filiadas à Condsef estão, em conjunto com outras entidades nacionais, em uma campanha em todo o Brasil para fortalecer os planos de autogestão que atendem servidores públicos e suas famílias. Na última sexta-feira um Dia Nacional de Lutas em defesa desses planos mobilizou servidores em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Confira aqui um manifesto divulgado em defesa dos planos de autogestão, assinado pela Condsef e outras entidades.
DNOCS
No dia 08/05, às 14h30min, será realizada uma Audiência Pública na Comissão de Trabalho e Serviço Público da Câmara dos Deputados, em Brasília. A Audiência Pública irá debater a proposta de Reestruturação do DNOCS.