Mensalidade sindical
Desconto sobre parcela do 13º salário acontece este mês
Os filiados do Sintsef-BA tiveram suas mensalidades sindicais majoradas este mês, por conta do recebimento da primeira parcela do décimo-terceiro salário nos vencimentos de parte dos trabalhadores do serviço público federal. O desconto é isolado e não implica em reajuste do valor da mensalidade sindical, que permanece no mesmo percentual de 0,85% do vencimento bruto de cada filiado.
A incidência da mensalidade sindical sobre o décimo-terceiro salário acontece desde 2009 e visa justamente estruturar melhor o Sintsef-BA para os desafios que ora se apresentam.
A despeito do grande volume de despesas com as últimas greves, o sindicato não cobrou de seus filiados uma contribuição para o Fundo de Greve, como outras entidades o fazem. Tampouco aceita o recebimento do imposto sindical, por acreditar, como entidades sérias como a CUT e a Condsef defendem, que a contribuição sindical deve ser voluntária. No entanto, por conta do crescimento das mobilizações e greves de diversos setores que o Sintsef-BA patrocina e do consequente aumento de gastos extras com passagens, caravanas, materiais e atividades em geral, o sindicato foi obrigado a buscar uma nova forma de apoio.
Para não sobrecarregar a contribuição dos trabalhadores num único mês do ano e onerar ainda mais os gastos de seus filiados, optou-se por dividi-la em dois momentos distintos, nos meses de junho e novembro. O critério escolhido para eleger os meses de incidência dos descontos foi o mesmo utilizado pela Administração Pública, que se vale também dos meses de junho e novembro para dividir o pagamento do décimo-terceiro salário. Dessa forma, a etapa restante da contribuição acontecerá ainda este ano, em novembro.
Recesso
O Sintsef-BA comunica que, em virtude dos jogos da Copa do Mundo e dos festejos juninos, a sua sede em Salvador estará fechada no período de 12/06 a 25/06. A decisão foi tomada após a Portaria 113 do MPOG, de 03 de abril de 2014, que limita, em caráter excepcional, o horário de expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, nos dias das partidas da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2014 até às 12h30min, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais à população. Além das mudanças promovidas pela FIFA, também teremos nesse intervalo de tempo o feriado de Corpus Christi e os festejos juninos. Por tudo isso, o sindicato achou melhor manter a sede temporariamente fechada e evitar transtornos desnecessários aos seus filiados, funcionários e colaboradores. Núcleos e delegacias sindicais terão o expediente interrompido somente nos dias de jogos do Brasil e no recesso junino (19 a 25/06).