Nesta segunda-feira, 7, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais realizaram atos e intervenções artísticas pelo país no Dia Nacional de Luta pela Constituinte. As ações, que aconteceram em 14 estados, tiveram como objetivo chamar a atenção da sociedade para o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujas coletas de votos acontecem daqui a dois meses, entre os dias 1 a 7 de setembro.
“Com pinturas em murais, colagem de cartazes e agitação com bandeiras e baterias buscamos conscientizar a população sobre a importância da revisão dos atuais processos dentro do poder”, disse Laryssa Sampaio, do Levante Popular da Juventude.
Desde agosto de 2013, mais de 250 organizações, movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos constroem a ferramenta do Plebiscito Popular para promover mudanças no sistema político brasileiro. Atualmente, já foram criados mais de 600 comitês em todo o país. A votação, prevista para acontecer na semana da pátria e que pretende coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil, trará apenas uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”
Jaime Amorim, da coordenação nacional do MST, acredita “o nosso sistema representativo está falido. Uma reforma política é necessária para que a sociedade civil tenha cada vez mais espaço nas decisões tomadas pelos nossos poderes”.
Para Diva Braga, da Consulta Popular, a luta pela Constituinte se coloca como a mais significativa luta política por mudanças estruturais do país desde As Diretas Já! “O Plebiscito é a ferramenta de organização do povo nesta luta”. A campanha do plebiscito popular disponibiliza informações no site: plebiscitoconstituinte.org.br (Fonte:CUT)
Ebserh
No último dia 3 de julho a Condsef participou de uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A audiência aconteceu a pedido da empresa que solicitou alteração na formulação da redação que havia sido acordada na audiência ocorrida no dia 18 de junho. A mudança de redação se refere a um ponto envolvendo progressão horizontal por antiguidade que não foi aprovado pelo Dest (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), ligado ao Ministério do Planejamento e, por isso, deveria sofrer um ajuste. Depois de um extenso debate ficou determinado que os empregados da Ebserh realizem assembleias nos estados para definir se aceitam ou não a proposta de ACT. A Condsef aguarda o resultado das assembleias até o final de julho. (Fonte: Condsef)
Luto
É com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Derival de Santana ("Seu Vavá"), servidor aposentado do Ibama, filiado e frequentador assíduo da sede do Sintsef-BA, em Salvador. Ele faleceu nesta segunda-feira, 07, aos 79 anos. Aos familiares e amigos, estendemos nossa solidariedade e estima neste momento de profunda tristeza.